Última edição

Local: Porto – Teatro Municipal Rivoli

Data: 26 e 27 setembro 2014

 

O evento Cidadania 2.0 já teve 4 edições:

 

 

Contexto

Fala-se da crise económica e social que tem afetado fortemente a atividade das empresas, o comportamento das organizações públicas, a vida dos cidadãos em geral.

Há preocupações ambientais enormes, sabendo-se que os nossos comportamentos, se não alterados, terão consequências drásticas no futuro. Os desafios são grandes, as oportunidades enormes e o ritmo de mudança acelerado.

Tudo isto sugere a necessidade de envolver mais pessoas capazes de partilhar as suas experiências, avançar ideias, voluntariar as suas competências. Ao invés disso, assiste-se ao fraco diálogo entre os vários elos da sociedade.

Muitas organizações e movimentos têm olhado para plataformas online, como o Facebook, o LinkedIn, o Twitter e outros, como possíveis veículos e suportes para aumentar o diálogo e o envolvimento dos cidadãos em torno de causas que a todos dizem respeito. Devemos todos considerar o mesmo!

Objetivos

O evento Cidadania 2.0 pretende estimular a discussão sobre novas formas de comunicação no seio da sociedade em Portugal, procurando:

  • enfatizar a importância do diálogo entre Governo, Administração Pública, ONGs e os cidadãos em geral
  • dar a conhecer exemplos concretos do que pode ser feito nesse sentido, alertando para os desafios, mostrando oportunidades, e partilhando resultados
  • inspirar as organizações portuguesas a experimentar as ferramentas sociais para iniciar o diálogo com aqueles que servem, ou com aqueles de quem precisam para ir ao encontro dos seus propósitos
  • oferecer pontes, contactos, orientações que permitam alavancar projetos idealizados ou já implementados de cidadania 2.0.

Destinatários

O evento destina-se a:

  • responsáveis e representantes do governo nacional e local
  • responsáveis e representantes de organizações públicas
  • responsáveis e representantes de organizações não governamentais ou sem fins lucrativos
  • responsáveis e representantes de organizações privadas interessadas num maior diálogo entre o sector público e os cidadãos
  • cidadãos em geral, especialmente os mais interessados no aumento desse diálogo

Organização

O Cidadania 2.0 tem sido uma realização da Knowman que conta com o trabalho voluntário de três pessoas:

Ana NevesAna Neves, aka @ananeves, é CEO da Knowman onde trabalha com empresas públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.

Durante os 8 anos que viveu em Londres, foi Knowledge Consultant na Headshift, Knowledge Manager em Agências do Ministério da Saúde britânico, Cultural Change Manager numa grande instituição financeira.

É responsável pelo KMOL, concebeu o Social Now, e tem o prazer de poder conhecer pessoas fantásticas durante os eventos em que participa, muitas das vezes como oradora convidada nos temas de gestão de conhecimento, redes e ferramentas sociais, e… cidadania 2.0.

 

Ana SilvaAna Silva, aka @AnaDataGirl, é licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e pós-graduada em Gestão da Informação e Marketing Intelligence pela EGP-UPBS. Acumula a responsabilidade pela área de Digital Marketing e Social Media num grande grupo industrial com a paixão pelas potencialidades das novas plataformas colaborativas da Web.

Co-organizou a conferência IMPACT0, uma reflexão sobre as repercussões dos fenómenos Web 2.0 e social media no mundo dos negócios, na EGP-UPBS, e a Talks 2.0: Happiness and Creativity in Your Work Life. É docente do módulo de Enterprise 2.0 na Pós-Graduação em Gestão da Informação e Marketing Intelligence na EGP-UPBS.

 

Vitor SilvaVitor Silva é licenciado em Informática de Gestão pela Universidade Portucalense e atualmente Team Leader numa empresa de TI.

Vitor Silva dinamiza também o podcast O Porto em Conversa e faz parte da direcção da ONG de Ambiente Campo Aberto.

Tenta ligar estes dois mundos – TI e Sociedade, Virtual e Real – através da promoção e participação em projetos relacionados com transparência e dados públicos.

5 Comentários

  1. Victoriano Nazareth -  26 de Dezembro de 2014 - 23:17

    Para quando uma iniciativa destas em Coimbra?

    Responder
    • Ana Neves -  27 de Dezembro de 2014 - 9:46

      Não temos planos concretos para tal mas temos planos para procurar formas de levar o Cidadania 2.0, e mais importante ainda os conceitos associados, às várias regiões do país. Ficamos à disposição para conversar sobre como poderíamos ir a Coimbra.

      Responder

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo