Nem só de código vive o GitHub

Abhay dá os últimos retoques no script antes de o correr mais uma vez. A última execução do script foi quase perfeita, mas algumas partes saíram mal formatadas, pelo que é necessário mais uns retoques para que todos os documentos sejam correctamente processados e formatados.

Abhay, ou captn3m0, está em Bangalore a criar um script cuja função é obter a mais recente versão da constituição indiana em formato zip e processar os documentos contidos no arquivo de modo a recriar o histórico da constituição, desde a sua versão original, escrita em 1949, até ao seu formato mais recente. O resultado do processamento está disponível no GitHub, o site de agregação e armazenamento de código com controlo de versão mais usado por programadores em todo o mundo.

Todos os dias milhares de programadores criam e modificam código nos seus portáteis e computadores espalhados pelo mundo. O histórico de todas estas alterações é feito através do sistema de controlo de versão Git e armazenado em mais de 30 milhões de repositórios públicos e privados alojados no GitHub. Com uma comunidade de mais de 11 milhões de utilizadores, o GitHub não agrega somente código – a simplicidade das ferramentas de comparação de texto e de visualização de outros tipos de documentos (imagens, PDFs, etc) têm atraído a atenção de comunidades à procura de maneiras simples e eficazes de armazenar, comparar e publicar documentos de todos os tipos.

Além das ferramentas de visualização e comparação de conteúdos, o GitHub é largamente conhecido pelas suas ferramentas de colaboração. Qualquer pessoa pode sugerir alterações a um projeto através de um Pull Request, a ferramenta chave usada diariamente por milhões de utilizadores para em conjunto colaborarem em projetos alojados no GitHub.

Pull Request de lançamento do site Gov.uk

Pull Request de lançamento do site Gov.uk

O facto de o GitHub permitir a visualização e comparação de dados em formatos mais complexos que texto corrido, como tabelas, PDFs, imagens e dados de geolocalização permite que qualquer pessoa possa criar visualizações de dados e colaborar com outros na agregação e processamento de dados, bem como na criação de melhores ferramentas.

 

Visualização de dados no GitHub

Visualização de dados no GitHub

O resultado são comunidades compostas por pessoas das mais variadas áreas que se juntam organicamente para colaborar em projetos que têm por objetivo melhorar o acesso dos cidadãos a dados sobre as suas cidades, países, o seu planeta e até fora dele (a NASA é uma das entidades mais ativas na disponibilização de código e dados no GitHub). Através do GitHub, os cidadãos podem contribuir e colaborar com o seu governo, entidades e agências oficiais na criação de sites, leis, propostas, recolha de dados, traduções, mapas e muito mais.

Governo do Canadá no GitHub

O Governo do Canadá tem no GitHub um espaço para colaboração na expansão do CKAN

Não teria sido possível a Abhay criar o script que lhe permite processar automaticamente todas as adendas à constituição indiana num só histórico permanentemente actualizado se o utilizador com o handle anoopdixith não tivesse primeiro criado um repositório com todos os documentos da constituição indiana em formato PDF e texto. Anoop obteve os documentos do site do governo indiano, e removeu manualmente todas as amendas à constituição, uma por uma, até obter o documento original. A partir desse ponto, criou arquivos de cada uma das versões da constituição com todos os ficheiros constituintes, recriando assim a versão mais recente e simultaneamente publicando todos os arquivos no GitHub. Além de central de código, o GitHub permite também a criação automática de arquivos em formato zip (ou outros formatos comprimidos) contendo todos os ficheiros de um repositório em qualquer ponto da sua história, e é esta funcionalidade que Abhay usa para automaticamente obter todos os ficheiros em cada ponto da história da constituição, recriando automaticamente um histórico limpo e de consulta rápida, permanentemente acessível online e offline.

 

Pull request no GitHub

Não é só o histórico do conteúdo de um repositório que é permanentemente guardado no GitHub – todo o conteúdo criado à volta dele fica também permanente registado, nomeadamente Pull Requestse Issues, as ferramentas de colaboração. Qualquer pedido de alteração, aceite ou não, torna-se parte integrante do histórico do repositório, e pode ser usado para discussões públicas sobre alterações. Na Alemanha, onde todas as leis federais estão publicadas no GitHub, qualquer pessoa pode sugerir amendas às leis através do GitHub, e estas sugestões são registo público.

Muitos outros tipos de conteúdos estão a ser cada vez mais publicados no GitHub. Vários autores usam as ferramentas de edição de texto disponibilizadas no site para criar artigos e livros com a ajuda de Markdown, uma maneira simples de formatar texto. Através de Pull Requests, editores e até leitores podem sugerir correcções em qualquer altura. Usando repositórios privados, é possível colaborar com equipas restritas usando as mesmas ferramentas sem ter de disponibilizar o conteúdo ao público em geral. Ainda outras comunidades usam o GitHub para colaborar na criação de música, tipografia, códigos de conduta, convites de casamento, blogues, e muito mais.

Projeto Gregorio no GitHub

Projeto Gregorio no GitHub

Com ferramentas de criação, edição, colaboração e gestão de conteúdos aliadas a um histórico permanente de todos os dados e discussões associadas, o GitHub é não só a central para programadores mas acima de tudo a central para colaboração na criação de conteúdos de todo o género, onde só a imaginação é o limite.

Publicado por:

   Andreia Gaita
Andreia Gaita é uma programadora de bibliotecas e ferramentas multi-plataforma e contribuidora assídua de projects open source. Faz parte da equipa de ferramentas nativas do GitHub, e passa a maior parte do tempo em Copenhaga, voltando frequentemente a Lisboa, de onde é nativa, para matar saudades das bicas e dos pastéis de nata. Twitter: sh4na; GitHub: shana

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo