Achados e Pedidos

Achados e Pedidos é uma plataforma que reúne milhares de pedidos de acesso à informação de cidadãos e as respostas da administração pública feitas via Lei de Acesso à Informação (LAI). O projeto é realizado pela ONG Transparência Brasil e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e recebe financiamento integral da Fundação Ford.

Consciente da importância do acesso à informação para participação ativa na política e para o cumprimento de direitos dos cidadãos, o projeto Achados e Pedidos tem 3 objetivos principais:

  1. Facilitar o acesso a informações: antes de realizar um pedido, é possível verificar na plataforma se a resposta já foi enviada a outra pessoa.
  2. Evitar pedidos repetidos à administração pública, o que facilita o trabalho dos servidores responsáveis pelas respostas.
  3. Criar uma base de dados extensa o bastante para possibilitar análises de taxa de resposta satisfatória de cada órgão, número de recursos realizados etc.

Além da estrutura do portal on-line, o projeto inclui cursos sobre a Lei de Acesso à Informação para jornalistas, ministrados pela Abraji. O site inclui também uma seção de dúvidas sobre a Lei de Acesso à Informação.

A base de dados pode ser alimentada por qualquer usuário – é possível adicionar pedidos e avaliar a qualidade das respostas. A Transparência Brasil e a Abraji entraram em contato com órgãos públicos, organizações da sociedade civil e jornalistas para obter os primeiros dados. A base será ampliada com a participação dos usuários.

Achados e Pedidos - lista de pedidos

Os pedidos registados podem ser filtrados de acordo com múltiplos parâmetros (situação do pedido, tipo de órgão público, período temporal, etc.)

 

Achados e Pedidos - pedido

Um dos pedidos atendidos que se encontram registados na plataforma Achados e Pedidos

Atividade do Projeto

Sem actualizações de estado

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo