Datapedia

“O DATAPEDIA é um portal aberto e gratuito, que disponibiliza, a seus usuários, informações sobre demografia, saúde, IDH, vulnerabilidade, educação, econômia, violência e finanças públicas de municípios e estados do Brasil, coletadas de instituições e orgaos publicos brasileiros.”

Página inicial da Datapedia

Na página inicial da Datapedia, uma caixa de pesquisa e um mapa “clicável” permitem a seleção do território cujos dados abertos se pretende explorar

O projeto Datapedia vem em resposta ao seguinte Manifesto:

“Acesso à informação contextualizada gera maior autonomia ao cidadão. As premissas utilizadas nas análises devem ser sempre explícitas. As informações e análises dever ser apresentadas de forma amigável, inteligível e consistente. A sociedade se torna mais civilizada quanto mais visíveis forem as pessoas e mais tangíveis forem os resultados. Transparência é mandatória para nossa atuação. Nossas fontes são sempre explicitadas em nosso site.”

Os dados apresentados dizem respeito a diversos aspetos da sociedade: demografia, educação, economia, emprego, democracia, saúde, segurança, etc.

Categorias dos dados na Datapedia

As formas de visualização dos dados variam consoante a categoria de dados selecionados, havendo já uma enorme variedade de categorias com outras caminho

Alguns dos dados e das visualizações vêm do DataViva e do QEdu, o que revela o potencial para parcerias com outros projetos e ferramentas de dados abertos.

“Além do portal aberto há uma versão paga, com funcionalidades mais avançadas para análise de dados, também regido pelos termos de uso aqui descritos.” Esse produto, que a plataforma se refere como Datapedia Analítico, possibilita a comparação entre cidades e buscas avançadas por indicadores.

Produtos da Datapedia

Os produtos em torno do Datapedia – Serviços e Analítico são produtos pagos

 

Atividade do Projeto

Sem actualizações de estado

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo