iGEO

A iniciativa “iGEO” promove a criação de valor acrescentado através de modelos de conhecimento intensivo, alicerçados em dados de referência da Administração Pública. Os dados a disponibilizar, no âmbito desta iniciativa, terão como principais destinatários a administração pública, as instituições de ensino e de investigação, as Organizações Não Governamentais e também as empresas privadas.

Os dados estarão disponíveis, de forma permanente e dinâmica, num formato pré-estabelecido, visando assegurar a sua integração, em tempo real, nas aplicações utilizadas ou desenvolvidas pelos utilizadores.

A disponibilização destes dados de referência, possibilitando a sua reutilização ou integração noutros sistemas de informação, permite alavancar e suportar a criação e desenvolvimento de novos modelos de negócio, na medida em que contribui para a tomada de decisões mais sustentadas, suportadas numa análise detalhada de riscos e tendências.

Código Aberto no iGEO

Na área de Código Aberto do iGEO

O portal iGEO desenvolve-se em três vertentes essenciais, a saber:

  1. Um diretório de web services e dados de base de cariz georreferenciado, com informação detalhada dos mesmos e possibilidade de visualização;
  2. Uma área de código aberto, vocacionada para o desenvolvimento de apps móveis, onde se promove o desenvolvimento cooperativo e a utilização das fontes de dados disponibilizadas pelo portal (o código está no GitHub);
  3. Uma área de desafio à imaginação para a promoção de um concurso de apps móveis.
Dataset no iGEO

Um dos conjuntos de dados abertos georeferenciados disponibilizados no iGEO

Aplicação móvel iGEO

Um dos objetivos é incentivar a criação de aplicações móveis que tirem partido dos dados disponibilizados

Atividade do Projeto

Decorre até 28 fevereiro um concurso de aplicações móveis para divulgação de informação geográfica



Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo