Mapas Culturais

Os gestores públicos da área de cultura têm dificuldade em reunir informações sobre as atividades culturais que acontecem em suas cidades, de forma a poder disponibilizá-las aos cidadãos e usá-las para a elaboração de políticas públicas. E essa limitação se repete por todo o país. Com isso, perguntas sobre quantos são e onde estão os espaços culturais, qual é a programação cultural de uma cidade, quem financia esse mercado, quem são os agentes culturais e outros aspectos ficam sem resposta.

A fim de ajudar a suprir essa lacuna, o Instituto TIM estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para a elaboração de uma plataforma digital de gestão cultural e mapeamento colaborativo. A ferramenta tem como base o software livre, para depois poder ser replicada por outros municípios, estados e países, e está alinhada às metas do Plano Nacional de Cultura e ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Em São Paulo, Mapas Culturais leva o nome de SP Cultura.

SP Cultura - Início

Página inicial do SP Cultura

Para a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a plataforma se configura como um importante instrumento de gestão cultural.

A ferramenta Mapas Culturais permite organizar informações sobre agentes culturais, atividades e locais relacionados a cultura em um município ou região, fazendo um mapeamento desses dados. Pode ser alimentada por agentes públicos e também por agentes culturais de maneira colaborativa. Permite a criação de agenda cultural e possibilita um registro completo dos produtores e espaços culturais da região, contribuindo para a elaboração de políticas públicas na área da cultura. A plataforma Mapas Culturais é um software livre e está adequada ao padrão do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) do Ministério da Cultura, permitindo a integração de dados.

Mapas Culturais é um software livre desenvolvido com as tecnologias PHP (a linguagem livre mais popular entre desenvolvedores brasileiros e que é adotada pela Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Cultura), PostgreSQL (sistema de gerenciamento de banco de dados, considerado o mais robusto de todos) e AngularJS (framework JavaScript que foi desenvolvido pelo Google com base no que há de mais atual em framework web). Mapas Culturais está disponível para download gratuito no GitHub.

SP Cultura - Encontrar eventos por tipo

No SP Cultura é possível procurar eventos por tipo, espaço e outros critérios

SP Cultura - Localização geográfica de eventos de cinema

Localização geográfica de eventos de cinema no SP Cultura e informação de um evento em particular

Atividade do Projeto

Sem actualizações de estado

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo