POPSTAR

POPSTAR (Public Opinion and Sentiment Tracking, Analysis, and Research) é um projeto que desenvolve métodos de recolha, medição e agregação de opiniões políticas e económicas veiculadas em micro-blogs (Twitter), na blogosfera e nas notícias. Para além disso, tem também como objectivo confrontar os dados assim gerados com indicadores mais convencionais de opinião pública, nomeadamente os obtidos através de inquéritos por questionário (sondagens).

Este projeto reúne investigadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores-ID Lisboa (INESC-ID), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho (NIPE-UM). O POPSTAR é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPJ-CPO/116888/2010).

Página inicial do POPSTAR

Página inicial do POPSTAR

Este site apresenta os dados que resultam do funcionamento do primeiro protótipo das ferramentas de detecção e análise de tendências de:

  • Menções a líderes político-partidários no Twitter, na blogosfera e nas notícias.
  • Sentimento transmitido através de “tweets” sobre esses líderes.
  • Intenções de voto nos seus partidos captadas através de sondagens.
  • Avaliações da atuação desses líderes captadas através de sondagens.

 

O Buzz do POPSTAR encontram-se as tendências na frequência relativa e absoluta com que os líderes políticos são mencionados no Twitter, nas notícias e nos blogues

No Buzz do POPSTAR encontram-se as tendências na frequência relativa e absoluta com que os líderes políticos são mencionados no Twitter, nas notícias e nos blogues

 

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui e aqui.

TOME NOTA

Este projeto vai ser apresentado no evento Cidadania 2.0 (Porto, 26 e 27 setembro 2014). Veja o programa e inscreva-se!

Atividade do Projeto

Sem actualizações de estado

1 Comentário

  1. Ana Neves -  7 de Janeiro de 2014 - 22:31

    Gosto muito deste projeto! Acho muito interessante e pergunto-me de que forma o algoritmo poderia ser usado para analisar “sentimentos” associados a outros temas e noutros contextos.

    Apesar de serem projetos bem distintos, com propósitos diferentes e com formas de recolha de dados também elas muito diversas, atrevo-me a sugerir uma relação entre o POPSTAR e o projeto “Ecossistema Político-Empresarial” pela forma como trabalham a visualização dos dados para permitir uma melhor interpretação dos factos.

    Responder

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo