Pordata

A PORDATA, Base de Dados de Portugal Contemporâneo, é organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

A PORDATA dá corpo a uma das prioridades da Fundação: recolha, organização, sistematização e divulgação da informação sobre múltiplas áreas da sociedade, para Portugal, municípios e países europeus. As estatísticas divulgadas são provenientes de fontes oficiais e certificadas, com competências de produção de informação nas áreas respectivas. O esforço da Fundação consiste em recolher e organizar a informação disponível, tornando-a o mais possível clara e acessível. Acresce um trabalho importante na informação contextualizadora, a chamada “metainformação”, como parte indissociável dos dados, permitindo a sua adequada interpretação. A Fundação entende que assim presta um serviço público à sociedade portuguesa, a título gratuito e sem qualquer custo para o utilizador.

Âmbitos de análise da Pordata

A Pordata apresenta dados por Município, a nível nacional e europeu

A PORDATA foi apresentada ao público a 23 de Fevereiro de 2010 tendo disponibilizado os dados estatísticos em três fases: Portugal (Fevereiro de 2010), Europa (Novembro de 2010), regiões e municípios portugueses (Maio de 2012).

Colaboram com a PORDATA mais de sessenta entidades oficiais, com especial destaque para o Instituto Nacional de Estatística.

Na sequência do lançamento da PORDATA, e de acordo com os seus princípios e missão, a Fundação Francisco Manuel dos Santos decidiu acompanhar este projecto com acções de formação sobre utilização deste portal, contando já com vários milhares de pessoas formadas. Muitas instituições usufruiram desta iniciativa, nomeadamente escolas, universidades, empresas, autarquias, associações, etc..

Temas dos dados na Pordata

São muitos os temas cujos dados são disponibilizados na Pordata

 

Gráfico na Pordata

A variedade e interatividade dos gráficos disponíveis é um dos pontos fortes da Pordata

No dia de comemoração dos 5 anos de existência da Pordata (22 setembro 2015) nasce a PordataKids onde os mesmos dados são apresentados para a população mais jovem numa linguagem e num formato amigável.

PordataKids - Página inicial

Página inicial da PordataKids

 

Gráfico na PordataKids

Gráfico na PordataKids

Atividade do Projeto

Nasce hoje o PordataKids – http://www.pordatakids.pt/

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo