Promessas eleitorais

Ideia

Ainda é só uma ideia. Aguarda os seus comentários e contributos.

Em altura de eleições os candidatos prometem muito. Sabemos, porém, que nem sempre cumprem. Haverá situações em que as promessas não são cumpridas por motivos alheios ou porque houve alterações no contexto que lhes tiram a razão de ser.

No entanto, há outras que não se concretizam, sentimos nós cidadãos, porque nunca passaram de palavras bonitas com que os candidatos esperaram conquistar o nosso voto.

Seria interessante ter um espaço online onde, após as eleições, se pudessem partilhar todas as promessas eleitorais dos candidatos vencedores em todas as autarquias.

Depois, ao longo do mandato, caberia aos próprios dirigentes autárquicos ou aos cidadãos, irem comentando o estado de cada uma delas.

Qualquer coisa como: realizado (com prova), decidido não avançar (porquê), a andar, etc..

Seria interessante que o estado tivesse uma margem de confiança com base no número de pessoas que com ele já concordaram 😉

Se alguém estiver interessado em avançar com algo deste género, entre em contacto comigo (Ana Neves) através dos contactos aqui da plataforma Cidadania 2.0.

Atividade do Projeto

Sem actualizações de estado

4 Comentários

  1. brunoamaral -  10 de Outubro de 2013 - 15:46

    Gosto da ideia.

    E em termos de funções só acho difícil conseguir o sistema de votos, para considerar ou não uma promessa cumprida. Mas se alguém vier a liderar este projecto, digam, ajudo no que puder. 🙂

    Responder
  2. Ana Neves -  22 de Novembro de 2013 - 17:36

    Depois de aqui ter colocado esta ideia, já recebi algumas manifestações de interesse para ajudar (como a do brunoamaral mas também outras). Já fui também alertada para a existência de projetos que pretendem fazer algo nesta linha. Seria interessante perceber em que estado estão e que sinergias se poderiam criar.

    Um dos projetos é o Promessas – Autárquicas 2013 e o outro, específico para o município de Coimbra (e que parece não ter a componente 2.0), é o O Machado Já Cumpriu?.

    Alguém tem conhecimento de outros?

    Responder
  3. Ana Neves -  11 de Novembro de 2014 - 23:23

    O “Rodada de Promessas” referido aqui pode servir como inspiração pelo menos em termos de design.

    Responder

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo