Todos Queremos Um Bairro Melhor

Partindo da premissa “Todos Queremos Um Bairro Melhor”, a edp e a Visão criaram um projeto a pensar nos vizinhos, nas comunidades que integram e onde convivem, e para isso desafiam os cidadãos a participarem com ideias para melhorarem o seu estilo de vida em comunidade.

Banner do site do "Todos Queremos um Bairro Melhor"

O projeto tem como principais objetivos:

  • Recuperar alguma da dimensão perdida da vida comunitária em bairro
  • Desenvolver e melhorar os bairros portugueses
  • Ouvir histórias de bairros típicos portugueses ou estrangeiros, sempre com o foco na procura de soluções já existentes para problemas que se verificam no dia-a-dia da vida em comunidade.

Os cidadãos que queiram ver o seu bairro melhorar devem submeter as suas ideias até 31 de março de 2015. As sugestões apresentadas ficam, depois, disponíveis para consulta online, e são votadas pelo público.

Lista de projetos

Algumas das ideias já submetidas e que vão aleatoriamente sendo mostradas na página inicial do “Todos Queremos um Bairro Melhor”

A participação está aberta a todos os cidadãos embora as entidades organizadoras esperem receber propostas de técnicos e dirigentes que trabalham em câmaras municipais e em juntas de freguesia, ou de quem integre associações de moradores ou de comerciantes.

Os fatores privilegiados no concurso de ideias são:

  • Inovação
  • Possibilidade de execução do projeto
  • Impacto positivo na comunidade onde se insere.

Data limite para apresentação de ideias: 31 de março 2015
Anúncio dos vencedores: 16 de abril 2015
Prémio atribuído para dar vida ao projeto: 5 mil euros

Uma das ideias

Uma das ideias já submetidas no “Todos Queremos um Bairro Melhor” e onde se vê a grande importância que se dá às redes sociais como elemento de divulgação e angariação de votos

A fase final da iniciativa “Todos Queremos Um Bairro Melhor” passa também pela realização de uma conferência para debater o futuro dos bairros e a importância que podem ter na qualidade de vida dos cidadãos e na organização do tecido social.

Atividade do Projeto

Sem actualizações de estado

1 Comentário

  1. Ana Neves -  29 de Janeiro de 2015 - 23:47

    É claro que é um projeto interessante! Afinal, trata-se de dinamizar os bairros do nosso país. No entanto, é uma pena que não explore um pouco mais a possibilidade de comentar ideias, de co-construir ideias, de as combinar com outras existentes ou até mesmo de as alargar a outros bairros. Todos sabemos que duas cabeças pensam melhor do que uma e também sabemos que muitas vezes fazer uma coisa em dois lados custa muito, muito menos do que fazer duas coisas 😉

    Responder

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo