Última edição
Local: Porto – Teatro Municipal Rivoli
Data: 26 e 27 setembro 2014
O evento Cidadania 2.0 já teve 4 edições:
- 23 novembro 2010 – Lisboa, Hotel Fénix
- 13 outubro 2011 – Lisboa, Fórum Picoas
- 26 e 27 outubro 2012 – Lisboa, Fórum Picoas
- 26 e 27 setembro 2014 – Porto, Teatro Municipal Rivoli
Contexto
Fala-se da crise económica e social que tem afetado fortemente a atividade das empresas, o comportamento das organizações públicas, a vida dos cidadãos em geral.
Há preocupações ambientais enormes, sabendo-se que os nossos comportamentos, se não alterados, terão consequências drásticas no futuro. Os desafios são grandes, as oportunidades enormes e o ritmo de mudança acelerado.
Tudo isto sugere a necessidade de envolver mais pessoas capazes de partilhar as suas experiências, avançar ideias, voluntariar as suas competências. Ao invés disso, assiste-se ao fraco diálogo entre os vários elos da sociedade.
Muitas organizações e movimentos têm olhado para plataformas online, como o Facebook, o LinkedIn, o Twitter e outros, como possíveis veículos e suportes para aumentar o diálogo e o envolvimento dos cidadãos em torno de causas que a todos dizem respeito. Devemos todos considerar o mesmo!
Objetivos
O evento Cidadania 2.0 pretende estimular a discussão sobre novas formas de comunicação no seio da sociedade em Portugal, procurando:
- enfatizar a importância do diálogo entre Governo, Administração Pública, ONGs e os cidadãos em geral
- dar a conhecer exemplos concretos do que pode ser feito nesse sentido, alertando para os desafios, mostrando oportunidades, e partilhando resultados
- inspirar as organizações portuguesas a experimentar as ferramentas sociais para iniciar o diálogo com aqueles que servem, ou com aqueles de quem precisam para ir ao encontro dos seus propósitos
- oferecer pontes, contactos, orientações que permitam alavancar projetos idealizados ou já implementados de cidadania 2.0.
Destinatários
O evento destina-se a:
- responsáveis e representantes do governo nacional e local
- responsáveis e representantes de organizações públicas
- responsáveis e representantes de organizações não governamentais ou sem fins lucrativos
- responsáveis e representantes de organizações privadas interessadas num maior diálogo entre o sector público e os cidadãos
- cidadãos em geral, especialmente os mais interessados no aumento desse diálogo
Organização
O Cidadania 2.0 tem sido uma realização da Knowman que conta com o trabalho voluntário de três pessoas:
Ana Neves, aka @ananeves, é CEO da Knowman onde trabalha com empresas públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.
Durante os 8 anos que viveu em Londres, foi Knowledge Consultant na Headshift, Knowledge Manager em Agências do Ministério da Saúde britânico, Cultural Change Manager numa grande instituição financeira.
É responsável pelo KMOL, concebeu o Social Now, e tem o prazer de poder conhecer pessoas fantásticas durante os eventos em que participa, muitas das vezes como oradora convidada nos temas de gestão de conhecimento, redes e ferramentas sociais, e… cidadania 2.0.
Ana Silva, aka @AnaDataGirl, é licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e pós-graduada em Gestão da Informação e Marketing Intelligence pela EGP-UPBS. Acumula a responsabilidade pela área de Digital Marketing e Social Media num grande grupo industrial com a paixão pelas potencialidades das novas plataformas colaborativas da Web.
Co-organizou a conferência IMPACT0, uma reflexão sobre as repercussões dos fenómenos Web 2.0 e social media no mundo dos negócios, na EGP-UPBS, e a Talks 2.0: Happiness and Creativity in Your Work Life. É docente do módulo de Enterprise 2.0 na Pós-Graduação em Gestão da Informação e Marketing Intelligence na EGP-UPBS.
Vitor Silva é licenciado em Informática de Gestão pela Universidade Portucalense e atualmente Team Leader numa empresa de TI.
Vitor Silva dinamiza também o podcast O Porto em Conversa e faz parte da direcção da ONG de Ambiente Campo Aberto.
Tenta ligar estes dois mundos – TI e Sociedade, Virtual e Real – através da promoção e participação em projetos relacionados com transparência e dados públicos.
7 Comentários
[…] três edições do evento Cidadania 2.0 já realizadas foram o ponto de partida para a aposta numa nova plataforma, que vem possibilitar a […]
[…] booklet que acompanhou a edição deste ano do “Cidadania 2.0” está disponível online para […]
Para quando uma iniciativa destas em Coimbra?
Não temos planos concretos para tal mas temos planos para procurar formas de levar o Cidadania 2.0, e mais importante ainda os conceitos associados, às várias regiões do país. Ficamos à disposição para conversar sobre como poderíamos ir a Coimbra.
[…] Cidadania 2.0 nasceu em 2010 como um evento cujo objetivo era o de dar a conhecer projetos que estão a usar as redes e ferramentas sociais […]
Bom dia
Sou professor numa escola do interior do pais- Castelo Branco- – Portugal- e como em vários locais da Europa e do mundo verificamos um grande distanciamento das pessoas e sobretudo dos jovens das tomadas de decisão politicas a nível local e nacional. A existencia de novas formas de participação cívica e de intervenção social com a introdução destas plataformas é sem dúvida uma das opções a ter em consideração para aproximar e envolver as pessoas na tomada de decisão.
Venho assim solicitar se seria possível poder desenvolver e aplicar esta plataforma em portugal nomeadamente no interior do pais,
Com os meus melhores cumprimentos
Manuel Dâmaso Duarte
Muito obrigada pelo seu comentário e pertinente observação, Manuel.
Contudo, não sei bem como lhe responder pois não estou certa de qual a plataforma a que se refere quando diz “Venho assim solicitar se seria possível poder desenvolver e aplicar esta plataforma em portugal nomeadamente no interior do pais”.
Se se refere à plataforma Cidadania 2.0, esta não é uma plataforma que se aplique a uma geografia mas antes um website que pretende dar a conhecer iniciativas, algumas delas locais. Também nós gostaríamos de poder incluir mais projetos do interior do país 🙂
Se se refere a alguma plataforma específica que viu referenciada aqui no site Cidadania 2.0, por favor indique qual é para que possamos responder da forma mais relevante possível.