13 projetos de Cidadania 2.0 para conhecer numa manhã

Já estão confirmados os 13 projetos que vão ser apresentados no segundo dia do “Cidadania 2.0”, que este ano se estreia no Porto, nos dias 26 e 27 de setembro.

No sábado, o Teatro Rivoli vai dar palco a promotores de iniciativas de cidadania 2.0 que vêm apresentar os seus projetos em torno de causas relevantes para a sociedade, como é o exemplo que vem de Espanha através da boa energia do Progrezz.it.

A variedade e abrangência dos projetos trazidos a público no sábado também nos vai levar a tomarmos consciência, enquanto cidadãos, do poder que temos para influenciar algumas decisões de carácter político com as quais nos confrontamos. Para isso vão lá estar os projetos DCID, Rebooting Democracy, Mapa de Obras de Vila do Bispo e Sofá Visão’25.

O resultado das nossas rotinas vai parar a Um País Como Nós que cruza indicadores de várias fontes (INE, IEFP, DGAL e PORDATA) para retratar Portugal em áreas como a população, emprego, economia, educação e saúde. E é precisamente na saúde que surge o Places4All a provar que certas limitações físicas não são, necessariamente, limitações a uma vida ativa e integrada em sociedade.

Para quem quer ingressar no ensino superior mas desiste da ideia só de pensar no preço das propinas, o Iduka vem apresentar-se como uma solução para micro-financiamento recorrendo ao voluntariado como moeda de troca. Já o Generation E recolhe relatos de jovens espanhóis, gregos, italianos e portugueses que nem assim conseguiram motivação para se fixarem no seu país de origem.

O MyNeighbourhood parte de uma iniciativa europeia cujo objetivo é recriar e fortalecer os laços sociais no espaço do bairro com repercussões à escala da cidade. Ainda no espaço da sua cidade ou das tradições da sua região, surgem o Atelier da Rua ou o projeto Aldeia Global, fomentando o diálogo entre artesãos, artistas, estudantes, cidadãos e empresas, e criando uma montra para os produtos e bens produzidos em determinada comunidade.

Com propósitos bem distintos, surge o incendios.pt, um site que permite explorar os dados dos fogos a partir de parâmetros como tópicos e localização.

De referir que, no total, recebemos 19 candidaturas de projetos a apresentar neste espaço do programa que assim fica completo. Inscreva-se!

Programa completo do Cidadania 2.0 2014

Publicado por:

Ana Neves

Sócia e Diretora Geral da Knowman, empresa de consultoria nas áreas de gestão de conhecimento, comunidades de prática, ferramentas sociais e participação cívica digital. É uma das organizadoras do evento Cidadania 2.0 e a pessoa responsável pela plataforma Cidadania 2.0.

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo