mySociety e @Alorza partilham as suas previsões para 2014

Página inicial do POPLUS

Página inicial do POPLUS

2013 chega ao fim. É a habitual oportunidade de pensar no ano que agora começa e tentar antecipar o que nos irá reservar. Resolvi neste final de ano, apresentar algumas “previsões” do que podemos esperar em 2014 no que diz respeito à transparência de dados, participação cívica e diálogo efetivo entre a administração pública e os cidadãos.

Mas, mais do que partilhar uma perspectiva única, é interessante ouvir várias vozes. Assim, pedi a opinião de uma organização mundialmente conhecida pelo trabalho que realiza na construção de ferramentas para o envolvimento dos cidadãos – a mySociety – e ainda Alberto Ortiz de Zarate, fundador do alorza.net e anteriormente peça fundamental do projeto que deu origem ao Euskadi do País Basco espanhol.

Jen Bramley, da mySociety, e Alberto Ortiz de Zarate ambos referem a transparência do Governo e a disponibilização de dados públicos como uma tendência que vai adquirir ainda maior importância em 2014.

“A transparência no governo e os dados abertos deverão continuar a ser um tópico importante em 2014 na esfera do envolvimento cívico. À medida que a atenção se desvia para o Sudeste Asiático acredito que veremos algumas ferramentas interessantes de ativismo de governo aberto”, diz Jen.

“A nova diretiva de reutilização da informação do setor público promete dar aos cidadãos um verdadeiro direito de acesso aos dados. Espera-se que se comecem a estender para as fontes de dados mais úteis o que a diretiva INSPIRE conseguiu para os dados espaciais. A novidade é que se consiga que todas as instituições da administração pública libertem certas fontes de dados de forma a que a informação seja completa”, elabora Alberto.

Leia texto integral no iGovSP

Este texto é assinado por Ana Neves. O resto do texto faz referência a algumas outras tendências:

  • Privacidade e censura online
  • O papel do social media na informação e mobilização dos cidadãos
  • Agregação de dados
  • “Usabilidade” dos serviços públicos online
  • Co-criação
  • Crowdfunding
  • Código aberto

Publicado por:

   Rede Paulista de Inovação em Governo

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0? Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?

Envie-nos um email

Newsletter

Mensagem enviada mensalmente por email com novidades sobre o projeto Cidadania 2.0 e informação sobre novos projetos, entrevistas e artigos sobre a utilização da tecnologia para a democracia e para a defesa de direitos humanos e sociais.

SUBSCREVER

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo