AeroParticipa
O AeroParticipa é da responsabilidade da Comissão Técnica Independente (CTI) formada para conduzir a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para o novo aeroporto de Lisboa.
A plataforma AeroParticipa é o meio de comunicação da CTI com o público mais alargado e um espaço de diálogo que se soma a reuniões bi-laterais e reuniões de reflexão com grupos mais restritos de indivíduos. O objetivo é “assegurar um processo de AAE participado, transparente, democrático e informativo até ao final de 2023, quando a entrega de um relatório ambiental é devida de acordo com a Resolução de Conselho de Ministros nº 89/2022 de 14 de Outubro.”
Como diz no site: “Os estudos técnico-científicos dão-nos factos e evidências, mas a percepção dos problemas, as preferências e as prioridades exprimem-se frequentemente pela opinião dos interessados, que são igualmente importantes quando se trata de decisões estratégicas. Este espaço de diálogo é para falarmos consigo! Dê-nos a sua opinião, participe!”
O convite à participação conduz os cidadãos a uma nova página com uma lista de perguntas e ideias agrupadas por categorias: modos de transporte, localização, sobrevoo de cidades, utilização do aeroporto, ambiente, Aeroporto Humberto Delgado, e o aeroporto.

Os cidadãos podem dar a sua opinião e comentar um conjunto de questões e ideias. Podem também apresentar as suas ideias para que outros possam comentar.
A participação requer o registo na plataforma, sendo para isso indicar nome, email e senha. A fotografia da pessoa é opcional. Antes de continuar, há ainda um outro ecrã com uma pergunta e uma expressão de compromisso.
Dentro de cada uma das secções é possível ordenar as ideias de acordo com diferentes critérios.
Para cada ideia proposta é possível ver a forma como se distribuem as opiniões de quem já respondeu num contínuo discordo-concordo, bem como os argumentos pró e contra.
É possível escolher o que ver no contínuo discordo – concordo: a opinião de todos, as minhas próprias opiniões e ainda uma perspetiva mais personalizada. Esta visualização personalizada altera a dimensão dos círculos visíveis nesse contínuo, aumentando-os de acordo com diferentes critérios:
- razões dadas – privilegiando opiniões fundamentadas com razões profissionais e/ou com argumentos;
- compensações reconhecidas – privilegiando opiniões que reconhecem tradeoffs profissionais; e
- influência – privilegiando opiniões de pessoas que contribuíram com propostas e razões pró/vigorosas que outras pessoas encontraram de valor.
Estes critérios podem ser combinados entre si.
Cada argumento apresentado pode também receber reforços positivos e comentários.
É muito fácil ver como “votam” na ideia as pessoas que suportam um determinado argumento: ao passar com o rato por cima do aglomerado de círculos junto de um argumento, esses mesmos círculos destacam-se na escala de votos.
Quando um cidadão deixa um argumento, pode enriquecê-lo com uma explicação.
Caso se opte por ver o posicionamento dos votos no contínuo de acordo com o número de argumentos, os círculos serão tão maiores quanto o número de argumentos apresentados por essa pessoa. Passando com o rato é possível ver o número de argumentos e os argumentos apresentados.
É também possível ver os seus argumentos pró e contra.
Uma pessoa que tenha feito o login tem várias ações disponíveis:
- apresentar os seus argumentos a favor e contra cada uma das ideias, podendo utilizar argumentos já apresentados por outras pessoas ou adicionar novos argumentos;
- discutir cada um dos argumentos já apresentados;
- apresentar novas propostas.
Ao nível da gestão da conta, a pessoa pode optar por apagar a sua conta, apagar a sua informação na plataforma, e gerir as suas notificações. À lista de propostas que um utilizador segue são automaticamente acrescentadas as propostas sobre as quais manifestou a sua opinião e/ou acrescentou.
É também apresentada a possibilidade de se entrar em contacto para pedir uma cópia de todos os seus próprios contributos na plataforma
Esta plataforma foi criada recorrendo à aplicação open source Consider.it (ver no Github).
Deixe o seu comentário