ARGIOPEOPLE
“Se vive na Península Ibérica, certamente já teve a oportunidade de ver em mais de uma ocasião uma grande aranha, com cores malhadas, pendurada de cabeça para baixo no centro de uma extensa teia radial e resistente. Ou talvez outra aranha laranja arredondada com uma cruz branca conspícua na parte de trás do corpo. São as aranhas-tigre ou vespa (Argiope bruennichi, A. lobata e A. trifasciata) e as aranhas de jardim ou cruz (Araneus diadematus e A. pallidus), respectivamente.
Apesar de serem aranhas comuns e relativamente fáceis de ver, atualmente apenas dados incompletos estão disponíveis sobre a sua localização na Península Ibérica. Seus mapas de distribuição estão claramente subestimados.
O projeto ARGIOPEOPLE nasceu com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre a distribuição destas cinco espécies emblemáticas da região mediterrânica.”
O projeto convida os cidadãos a contribuir no sentido de mapear a distribuição destas espécies no território ibérico.
“Da próxima vez que você vir uma aranha-tigre, tire uma foto dela que mostre claramente a coloração em suas costas. Se for uma aranha de jardim, tire duas fotos, uma de costas e outra de barriga. Envie-nos as suas fotos com a data e local onde foram tiradas. Teremos o maior prazer em receber suas observações. Este grão de areia será muito valioso para alargar o conhecimento geral das aranhas da Península Ibérica. Colaborar no progresso científico nunca foi tão fácil e tão acessível a todos.”
Ainda que os autores sejam espanhóis, o website está disponível nas duas principais línguas ibéricas: português e espanhol.
Para recolher e partilhar os registos, os autores do projeto criaram um sub-site na plataforma Observation.org.
Deixe o seu comentário