Campanha “Caixa 2 Não”
O “caixa dois” refere-se a recursos financeiros não contabilizados e não declarados aos órgãos de fiscalização competentes do Poder Executivo brasileiro. Entre os crimes do “caixa dois” estão o de lavagem de dinheiro e de organização criminosa.
Esta campanha pretendeu travar a aprovação de uma emenda numa lista de medidas anti-corrupção, emenda essa que efetivamente iria amnistiar crimes do “caixa dois”.
A campanha começou por ter um website
Nesse website…
… davam contexto à ação
“Assustados com a mega delação da Odebrecht, os deputados federais colocaram hoje em regime de urgência uma proposta que perdoa todos os crimes de caixa 2 já cometidos no Brasil.
Se eles votarem a favor, nenhum dos políticos e partidos que já ocultaram bens, valores ou serviços usados em atividades partidárias poderão ser punidos. Precisamos mostrar que estamos atentos e que somos muitos a nos posicionar contra esse absurdo!
Por isso, vamos lotar a caixa de email das lideranças partidárias da Câmara exigindo que suas bancadas votem contra a anistia do caixa 2! Preencha o formulário ao lado para mandar seu email de pressão imediatamente.”
… disponibilizavam um formulário para fácil envio de email de pressão
… sumariavam informação legal importante
… e justificavam o seu envolvimento
“Estamos entrando nessa mobilização porque sabemos que a anistia valeria também para todos os políticos locais, incluindo aqueles que atuam nas cidades onde estamos presentes. Temos uma história de vitórias importantes em mobilizações locais e sabemos que juntos fazemos a diferença.”
Esta campanha tirou também partido das redes sociais para divulgar e propagar a ideia do “telefonaço”.
Na conta do Meu Rio no Facebook uma mensagem incentivava as pessoas a telefonar para os deputados fazendo pressão.

Uma das mensagens partilhada no Facebook e que convidava as pessoas a clicar na imagem animada e a ligar para o deputado cujo nome ficasse legível na imagem parada
A mensagem dizia:
“[TELEFONAÇO!] A população está se mobilizando e – em menos de 24 horas – mais de 23.000 e-mails já foram enviados para os líderes da Câmara pressionando contra a anistia ao crime de caixa 2! Hoje vamos fazer um telefonaço e falar diretamente com os gabinetes dos deputados. Clique no gif e escolha um número para ligar agora!
Se você não sabe o que dizer, temos aqui uma colinha: “Deputado, não vamos aceitar que este absurdo seja aprovado pelo Congresso! Não podemos permitir que corruptos sejam anistiados e eu conto com seu voto pela rejeição à emenda do Caixa 2″
Compartilhe! http://caixa2nao.nossascidades.org.br #AnistiaCaixa2Nao”
A mensagem fazia-se acompanhar de uma imagem animada que, para além de captar a atenção das pessoas na timeline do Facebook, por exemplo, tinha também uma utilidade. A imagem animada mostrava, em rápida rotação, os contactos telefónicos dos deputados. A campanha pedia às pessoas para clicarem na imagem e telefonarem para o deputado em cujo nome a imagem parasse.
Dessa forma, a campanha criou um elemento “vistoso”, que pedia alguma interatividade e que garantia uma aleatoriedade no processo de contacto aos deputados.
O Caixa 2 foi retirado da lista de medidas aprovadas e o site da campanha declara esta como uma vitória.
“Graças à intensa participação de mais de 40 mil cidadãos e cidadãs espalhas pelo Brasil conseguimos barrar a emenda da anistia ao caixa 2 na Câmara dos Deputados!”

Mensagem partilhada no dia 30 de novembro no Facebook anunciando que a amnistia ao “caixa dois” não havia sido aprovada
Contudo, e porque em democracia / política / sociedade nada é tão simples, nem nada é apenas preto e branco, são muitas as pessoas que, nas redes sociais, questionam esta vitória pois, apesar de esta medida ter sido retirada, foram incluídas outras eventualmente piores.
Deixe o seu comentário