Um Ecossistema Político-Empresarial
Um ecossistema político-empresarial é uma visualização interativa das relações de membros de Governos de Portugal com empresas e grupos para o período de 1975 a 2013.
Foi criada por Pedro Miguel Cruz que, na altura, era aluno de doutoramento na Universidade de Coimbra.

Representação animada do ecossistema político-económico: as empresas são representadas por círculos e os políticos por organismos vivos
Nesta visualização, e de acordo com a informação disponível no site:
“As empresas são círculos com área proporcional ao número de políticos que tiveram um cargo nela durante o período 1975-2013. Desta forma os círculos maiores representam empresas por onde passaram mais políticos.
Os políticos são simulados como organismos vivos, tendo uma série de empresas a visitar e circundando cada uma por uma quantidade de tempo proporcional à duração de um cargo específico naquela empresa. A cor de cada político reflete a última afiliação partidária que se conseguiu determinar. Nos casos em que isso não foi possível, são cinzentos.
A anatomia de um político está relacionada com o número de companhias únicas que tem de visitar como mostra a imagem seguinte.”
“Para além de visualizar todas as relações deste ecossistema simultaneamente, é também possível explorar universos de tráfego de primeira ordem.
Clicando numa empresa, isola-se o ecossistema dessa empresa, mostrando apenas os políticos que tiveram um cargo nessa empresa e todas as empresas que também tiveram esses políticos orbitando em torno da empresa selecionada.”
“Clicando num político visualiza-se o seu percurso por entre empresas, assim como se acedem aos cargos políticos e respetivas afiliações partidárias.”
Os dados:
- consideram cerca de 130 políticos e mais de 350 empresas;
- reportam-se ao período temporal de 1975 a 2013;
- foram retirados do estudo “Política e Negócios” feito para o documentário “Donos de Portugal” de Jorge Costa (dados até meados de 2010 e incidindo em ministros e secretários de Estado, predominantemente das finanças, economia e obras públicas);
- foram complementados com uma investigação sobre a continuidade dos cargos até fins de 2013;
- foram acrescentados políticos contemplados no “Estudo exploratório sobre as ligações políticas das empresas cotadas em Portugal” (em actas da conferência XV Encontro Aeca, Ofir-Esposende, 2012);
- provêm de informação pública sobre a constituição dos órgãos sociais das empresas, de relatórios de contas públicos, de currículos públicos e algumas notícias na imprensa online.
“O dados estão disponíveis aqui e o agrupamento de empresas aqui ambos JSON UTF-8 e sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.”
“Os principais alicerces desta aplicação são as muito boas bibliotecas minimais sketch.js e Coffee Physics do Justin Windle. Outras se seguem: has.js, devbridge/jQuery-Autocomplete, nanoScroller.js, harthur/color.js, sole/tween.js, Hyphenator.js.”
1 Comentário
Este projeto tem semelhanças com o They Rule, que, nas palavras do seu autor Josh On é uma visualização interativa das interconexões entre as direções das maiores empresas americanas.
Mostra que, em 2021, 87 das top 100 empresas dos EUA estavam ligadas através de diretores comuns nos seus conselhos de administração. Permite navegar a informação por empresa, criando mapas com as suas ligações.
A história do projeto está disponível no site, incluindo uma descrição das opções técnicas e das fontes de dados.
Ecrã inicial do site They Rule
Mapa de ligações entre empresas
Uma visualização animada do mapa de ligações entre empresas e algumas funcionalidades disponíveis para cada mapa (imprimir, partilhar e encontrar relações)
Cadeia de relacionamentos
O site They Rule permite ver a cadeia de relacionamentos que liga uma empresa a outra através das pessoas que compõem os seus conselhos de administração
Pesquisa
Ao clicar na bússola para fazer uma pesquisa, abre-se uma área com algumas “curiosidades” como o top das empresas de acordo com a sua faturação, ou o top das empresas com mais mulheres nos seus conselhos de administração.
Dados
Fontes dos dados, opções para os dados a considerar e ainda alguns destaques que se visíveis na análise agregada dos dados