SandSpace
A SandSpace é uma aplicação para dispositivos móveis que atualizar e consultar os níveis de ocupação de um total de 685 praias marítimas e fluviais de Portugal continental e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

O mapa que ilustra os níveis de ocupação das praias é a principal funcionalidade desta aplicação, há ainda integração com o Google Maps e informação sobre o estado do tempo em cada praia, providenciada pela APA
No contexto atual da pandemia da COVID-19, a “SandSpace” vem dar resposta à problemática do distanciamento social nas praias e ajudar os utilizadores na sua tomada de decisão, evitando também deslocações desnecessárias.
Os utilizadores dos espaços balneares fornecem através da aplicação os dados sobre a lotação no momento, estes são convertidos num indicador gráfico em que o verde significa pouca densidade, o amarelo indica um número já considerável de banhistas e o vermelho traduz uma lotação limite.
Apenas é apresentada informação relativa à lotação do local se a mesma tiver sido adicionada nas últimas duas horas. Estes dados podem ser fornecidos pelos próprios utilizadores ou cedidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), agência essa que também disponibilizou a lista de praias que consta da aplicação.
A aplicação está disponível para dispositivos com sistema operativo Android, através da Google Play Store.
A “SandSpace” foi desenvolvida por um grupo de 4 alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Programação de Sistemas de Informação (Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro) do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, sob orientação da professora Fátima Pais, e conta com a APA como parceira.
Surgiu no âmbito do programa Apps for Good em Portugal, um programa educativo internacional que pretende desafiar jovens entre os 10 e 18 anos a desenvolver apps que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo e da sociedade. Foi a única aplicação portuguesa finalista no Apps for Good UK, tendo vencido o prémio na categoria “escolha do público”.
Deixe o seu comentário