SandSpace

A SandSpace é uma aplicação para dispositivos móveis que atualizar e consultar os níveis de ocupação de um total de 685 praias marítimas e fluviais de Portugal continental e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

SandSpace - ecrã de consulta

O mapa que ilustra os níveis de ocupação das praias é a principal funcionalidade desta aplicação, há ainda integração com o Google Maps e informação sobre o estado do tempo em cada praia, providenciada pela APA

 

No contexto atual da pandemia da COVID-19, a “SandSpace” vem dar resposta à problemática do distanciamento social nas praias e ajudar os utilizadores na sua tomada de decisão, evitando também deslocações desnecessárias.

Os utilizadores dos espaços balneares fornecem através da aplicação os dados sobre a lotação no momento, estes são convertidos num indicador gráfico em que o verde significa pouca densidade, o amarelo indica um número já considerável de banhistas e o vermelho traduz uma lotação limite. 

Apenas é apresentada informação relativa à lotação do local se a mesma tiver sido adicionada nas últimas duas horas. Estes dados podem ser fornecidos pelos próprios utilizadores ou cedidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), agência essa que também disponibilizou a lista de praias que consta da aplicação.

A aplicação está disponível para dispositivos com sistema operativo Android, através da Google Play Store.

A “SandSpace” foi desenvolvida por um grupo de 4 alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Programação de Sistemas de Informação (Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro) do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, sob orientação da professora Fátima Pais, e conta com a APA como parceira. 

Surgiu no âmbito do programa Apps for Good em Portugal, um programa educativo internacional que pretende desafiar jovens entre os 10 e 18 anos a desenvolver apps que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo e da sociedade. Foi a única aplicação portuguesa finalista no Apps for Good UK, tendo vencido o prémio na categoria “escolha do público”.

SandSpace - interface para envio de informação

Interface da SandSpace para envio de informação sobre o estado de ocupação numa praia

 

SandSpace - ecrã de início

A aplicação SandSpace foi desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira

Atividade do Projeto

Sem actualizações de estado

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0? Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?

Envie-nos um email

Newsletter

Mensagem enviada mensalmente por email com novidades sobre o projeto Cidadania 2.0 e informação sobre novos projetos, entrevistas e artigos sobre a utilização da tecnologia para a democracia e para a defesa de direitos humanos e sociais.

SUBSCREVER

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo