Todos Queremos Um Bairro Melhor
Partindo da premissa “Todos Queremos Um Bairro Melhor”, a edp e a Visão criaram um projeto a pensar nos vizinhos, nas comunidades que integram e onde convivem, e para isso desafiam os cidadãos a participarem com ideias para melhorarem o seu estilo de vida em comunidade.
O projeto tem como principais objetivos:
- Recuperar alguma da dimensão perdida da vida comunitária em bairro
- Desenvolver e melhorar os bairros portugueses
- Ouvir histórias de bairros típicos portugueses ou estrangeiros, sempre com o foco na procura de soluções já existentes para problemas que se verificam no dia-a-dia da vida em comunidade.
Os cidadãos que queiram ver o seu bairro melhorar devem submeter as suas ideias até 31 de março de 2015. As sugestões apresentadas ficam, depois, disponíveis para consulta online, e são votadas pelo público.

Algumas das ideias já submetidas e que vão aleatoriamente sendo mostradas na página inicial do “Todos Queremos um Bairro Melhor”
A participação está aberta a todos os cidadãos embora as entidades organizadoras esperem receber propostas de técnicos e dirigentes que trabalham em câmaras municipais e em juntas de freguesia, ou de quem integre associações de moradores ou de comerciantes.
Os fatores privilegiados no concurso de ideias são:
- Inovação
- Possibilidade de execução do projeto
- Impacto positivo na comunidade onde se insere.
Data limite para apresentação de ideias: 31 de março 2015
Anúncio dos vencedores: 16 de abril 2015
Prémio atribuído para dar vida ao projeto: 5 mil euros

Uma das ideias já submetidas no “Todos Queremos um Bairro Melhor” e onde se vê a grande importância que se dá às redes sociais como elemento de divulgação e angariação de votos
A fase final da iniciativa “Todos Queremos Um Bairro Melhor” passa também pela realização de uma conferência para debater o futuro dos bairros e a importância que podem ter na qualidade de vida dos cidadãos e na organização do tecido social.
1 Comentário
É claro que é um projeto interessante! Afinal, trata-se de dinamizar os bairros do nosso país. No entanto, é uma pena que não explore um pouco mais a possibilidade de comentar ideias, de co-construir ideias, de as combinar com outras existentes ou até mesmo de as alargar a outros bairros. Todos sabemos que duas cabeças pensam melhor do que uma e também sabemos que muitas vezes fazer uma coisa em dois lados custa muito, muito menos do que fazer duas coisas 😉