A Minha Rua
“A MINHA RUA” permite a todos os cidadãos reportar as mais variadas situações relativas a espaços públicos, desde a iluminação, jardins, passando por veículos abandonados ou a recolha de eletrodomésticos danificados. Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia selecionada, que lhe dará conhecimento sobre o processo e eventual resolução do problema.
Este projeto nasceu do Programa Simplex 09, tendo sido desenvolvido pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, em conjunto com as autarquias piloto Arganil, Borba, Évora, Murça, Ovar, Pombal e Portalegre.
[Atualização a 27 setembro 2019]
O website “A Minha Rua” está num novo endereço URL (https://servicos.portais.ama.pt/Portal/AMR/situationReport.aspx), tendo saído do anterior (http://www.portaldocidadao.pt/portal/aminharua/).
O serviço é descrito no site ePortugal como:
Comunicação, por escrito ou através de fotografias, de situações ou de sugestões de melhoria relativas a espaços públicos, desde iluminação a jardins, passando por veículos abandonados ou pela recolha de eletrodomésticos danificados.
As participações são encaminhadas para a Câmara Municipal ou Junta de Freguesia selecionada e posteriormente tratadas pela respetiva entidade.
Disponível apenas para as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia aderentes.
Atualmente, A Minha Rua está com uma nova interface gráfica nas áreas de “Reportar ocorrência” e “Consultar”.

Na área de consulta é possível ver as ocorrências registadas, filtrando-as por distrito, concelho e freguesia. Apesar de visível, o mapa não assinala a local da ocorrência a não ser que se clique explicitamente no link “Ver Mapa” disponível para algumas das ocorrências.

Quando se pede para ver a ocorrência no mapa, surge um pino vermelho no mapa lateral esquerdo e abre-se uma janela pop up com zoom na área mas sem pino de localização.

A informação relativa a uma ocorrência ainda surge no ambiente gráfico da versão anterior do A Minha Rua, ainda que encaixada por baixo do cabeçalho do ePortugal
8 Comentários
Uma boa iniciativa, na minha opinião muito pouco divulgada e mal aproveitada principalmente pelos Municípios que têm uma grande extensão territorial.
Existem, em Portugal, algumas variantes deste projeto e algumas autarquias optaram por algumas das outras ou, nalguns casos, desenvolveram as suas próprias. Em Lisboa, por exemplo, tem o “Na Minha Rua“.
O da CML é lixo, porque usa uma tecnologia proprietária e não as normas da Web. Isto significa que não funciona para muita gente.
Diogo, pode concretizar? Quais ad normas da Web que considera não estarem a ser usadas? E quais os aspetos que não funcionam? (Coloco estas perguntas porque as respostas podem contribuir para que futuras aplicações de cidadania 2.0 – para este ou outro fim – sejam desenvolvidas com melhor qualidade, maior abrangência e máximo impacto.
*Na Praça Soror Mariana Alcoforado, em Beja, lado Sul, o pavimento está cada vez mais degradado, buracos, inexistência de marcação de limitações de estacionamento e veículos a mais de três meses sem sair do local, sem registo de inspecção válida bem como sem seguro, provocando um mau aspecto ao local bem como contrariando as normas, leis e regulamentos.
Caro José Manuel, agradecemos o seu comentário.
A plataforma Cidadania 2.0 onde deixou o seu comentário pretende dar a conhecer projetos que recorrem a ferramentas sociais para promover o diálogo entre entidades públicas e cidadãos e a participação cívica. “A Minha Rua” é um desses projetos. Não temos qualquer relação com os responsáveis d’ A Minha Rua pelo que o melhor é ir diretamente a essa plataforma e adicionar lá a sua sugestão de melhoria. Aqui fica o link: https://servicos.portais.ama.pt/Portal/AMR/situationReport.aspx
Perante a situação de pandemia e cerca sanitária no concelho de Ovar, considero ser urgente a limpeza e desinfecção das ruas, passeios e bermas que se encontram num estado lastimável.
Agradeço que, em nome de todos os moradores, possam olhar com respeito pelas nossas ruas do Furadouro.
Atenciosamente
Isabel Moura ?
Cara Isabel, agradecemos o seu comentário.
Esta plataforma – Cidadania 2.0 – pretende dar a conhecer projetos que recorrem a ferramentas sociais para promover o diálogo entre entidades públicas e cidadãos e a participação cívica. “A Minha Rua” é um desses projetos e, pelo que percebemos, é usado pela Autarquia de Ovar para recolher e gerir as reclamações e pedidos dos munícipes. Assim, sugiro deixe o seu comentário / pedido diretamente na plataforma “A Minha Rua” para que possa ter o seguimento que merece.