BoaBoa
A “BoaBoa” é uma maneira colaborativa de angariar apoio para projetos, produtos, serviços e ideias de lisboetas ou que contribuam para acrescentar valor à cidade de Lisboa, numa das quatro categorias consideradas chave:
- Empreendedorismo;
- Empreendedorismo e Inovação Social;
- Academia e I&D;
- Cultura, Cidadania e Participação.
O objetivo da “BoaBoa” é democratizar o apoio a projetos. São poucos os incentivos financeiros ao empreendedorismo e novas ideias, nomeadamente aqueles que apoiam projetos de pequena e média dimensão. Com a ajuda dos amigos, conhecidos e desconhecidos, todos podemos contribuir para o financiamento de um projeto (crowdfunding).
Qualquer pessoa ou entidade pode propor um projeto, explicando a ideia e como vão ser utilizados os fundos angariados através da “BoaBoa”.
O projeto inclui duas secções importantes:
- descrição – onde o projeto e a equipa são apresentados. Inclui o montante a angariar, o prazo da campanha, um vídeo de apresentação e eventuais imagens e documentos adicionais;
- recompensas – as contrapartidas propostas pelo promotor para incentivar à participação dos apoiantes.
Após a validação da “BoaBoa”, a campanha é publicada e o promotor divulga-a a potenciais apoiantes.
Os apoiantes contribuem para a campanha durante um período previamente definido (com um máximo de 60 dias).
Se as contribuições atingirem ou ultrapassarem o montante previamente definido, o promotor recebe os fundos. Caso contrário, todas as contribuições são devolvidas aos apoiantes.
A “BoaBoa” nasce da vontade de um grupo de entidades com provas dadas na dinamização de atividades empreendedoras que tenham como origem ou como destino Lisboa. São parceiros fundadores da “BoaBoa”: Câmara Municipal de Lisboa; Fundação Calouste Gulbenkian; Montepio Geral; Vieira de Almeida e Associados, Sociedade de Advogados; Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa (StartUp Lisboa).
Deixe o seu comentário