Fogo Cruzado

Fogo Cruzado é uma plataforma digital colaborativa que tem o objetivo de registrar tiroteios/disparos de arma de fogo na região metropolitana do Rio. Os usuários podem receber notificações destes tiros em tempo real.

Se o você estiver com o GPS ligado e a função “receber alertas” ativada, e houver tiros em um raio de 3 km do local onde você está está, você será alertado. Você pode ainda optar por receber todas as notificações registradas no app.

Fogo Cruzado - home

Página inicial do site do Fogo Cruzado

 

Fogo Cruzado - filtros

As ocorrências podem ser filtradas de acordo com existência e perfil da vítimas, presença de policiais, a fonte de informação e a data da ocorrência

 

As ocorrências podem ser reportadas por cidadãos, pela imprensa ou pela polícia militar. Para reportar uma ocorrência é necessário estar registado na plataforma e fazer o login. O registo pede nome e email de utilizador. Género e idade são dados opcionais.

Fogo Cruzado - ocorrência

Informação sobre uma das ocorrências reportadas

 

Fogo Cruzado - relatórios

Relatório dos últimos 7 dias

 

Os mapas trarão informações referentes ao número de tiroteios, se há registros de mortos e feridos e áreas de ocorrências. Nos mapas semanais e trimestrais serão disponibilizadas ainda informações comparativas com períodos anteriores e análises complementares.

Fogo Cruzado - relatório

Parte de um dos relatórios semanais

 

“Para garantir autonomia nessa fase de expansão geográfica do Fogo Cruzado, foi realizada uma transição institucional. Originalmente desenvolvido e lançado pela Anistia Internacional Brasil em 2016, o Projeto tornou-se independente e autônomo da organização a partir de janeiro de 2018. O app é hoje um projeto licenciado para e integralmente gerido pelo Instituto Update e a Anistia Internacional não tem qualquer ingerência sobre o aplicativo.

Além de receber notificações de usuários diretamente via aplicativo, a equipe de gestão de dados do Fogo Cruzado recebe informações via whatsapp, mensagens diretas via Twitter e inbox do Facebook. No caso do whatsapp, só são consideradas fontes conhecidas e com as quais já existe relacionamento prévio, como coletivos, comunicadores e moradores ativos localmente.

A equipe do Fogo Cruzado também adiciona às bases de dados as informações recolhidas via imprensa e canais das autoridades policiais. Vale notar que as notificações publicadas no mapa do Fogo Cruzado são sinalizadas de acordo com suas fontes.

Quando chega a notificação de um tiroteio/disparo de arma de fogo, esta informação não é automaticamente publicada no mapa e nas redes sociais do aplicativo. Imediatamente, a equipe de gestão de dados cruza a notificação com scripts e filtros desenvolvidos para agregar informações sobre disparos de arma de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro. Desta forma, é possível saber quem, quando e onde está se falando sobre o assunto de forma a cruzar informações sobre um mesmo tiroteio/disparo de arma de fogo. Após tal verificação, a notificação é postada nas redes e o incidente fica em registro público.”

O aplicativo “Fogo Cruzado” está disponível para download gratuito para as plataformas Android e iOS.

Não parece que os dados estejam disponíveis para download.

Atividade do Projeto

Sem actualizações de estado

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0? Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?

Envie-nos um email

Newsletter

Mensagem enviada mensalmente por email com novidades sobre o projeto Cidadania 2.0 e informação sobre novos projetos, entrevistas e artigos sobre a utilização da tecnologia para a democracia e para a defesa de direitos humanos e sociais.

SUBSCREVER

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo