Cidadãos-Repórteres e Protecção Civil 2.0

Depois de ontem termos partilhado alguns exemplos de cidadania 2.0 relacionados com o diálogo da administração pública com os cidadãos, hoje gostaríamos de focar num caso específico deste diálogo.

Os órgãos públicos de protecção civil não podem estar em todo o lado ao mesmo tempo. Por outro lado, temos milhões de pessoas que, no curso das suas vidas, podem confrontar-se com situações que merecem ser reportadas através de canais mais eficientes: quer porque sejam mais céleres, mais fáceis de usar ou porque permitam comunicar informação que os canais tradicionais não facilitavam.

Vejamos alguns exemplos vindos de vários pontos do planeta.

EveryBlock
Focado em cidades dos EUA, este site permite a qualquer pessoa reportar problemas, denunciar crimes, etc.. A ideia não é a de substituir os canais formais de denúncia, mas antes o de partilhar informação que, disponível a um grupo de pessoas com interesses comuns (vizinhos), possa servir para se pensarem em soluções.

Queensland Police no Facebook
Durante as cheias de Queensland, na Austrália, a Polícia virou-se para o Facebook como canal de comunicação, incluindo vídeos para ajudar os cidadãos, informação de estradas bloqueadas, corrigindo rumores, etc.. (Mais informação sobre este caso – em inglês)

Fix My Transport
Um site inglês onde os cidadãos podem comunicar problemas com os transportes: atrasos nos comboios, paragens de autocarro vandalizadas, bilheteiras pouco eficientes, etc..

FixMyStreet (UK)
A Minha Rua (Portugal)
Portal do Cidadão – A Minha Rua (Portugal)
A Minha Rua é Notícia (Portugal)
arreglaMicalle (Espanha)
Vários exemplos de um tipo de sites onde os cidadãos podem reportar problemas nas suas cidades, facultando georeferência do problema, fotos, etc.. O ano passado contámos com a apresentação do A Minha Rua é Notícia, uma iniciativa do jornal Público (ver excerto).

Wikicrimes
Um projecto brasileiro mas que pode acolher dados de todo o mundo. Aceita a participação de crimes para que se tornem visíveis áreas de maior risco.

Screenshot do Wikicrimes

WikiCrimes (em 23 Ago 2013)

Monitorização das eleições de 2011 na Libéria
Site onde os cidadãos podem reportar problemas relacionados com as eleições agendadas para hoje na Libéria.

Metropolitan Police no Flickr
Já aqui havíamos partilhado a forma como a Metropolitan Police inglesa partilhou no Flickr fotos de câmaras de vigilância para tentar identificar intervenientes dos recentes ataques de vandalismo na capital londrina.

Para finalizar recordamos que já registámos aqui a posição da PSP relativamente às ferramentas sociais e informamos que um dos projectos que irá ser debatido no Cidadania 2.0 deste ano é o Queixinhas. Venha debatê-lo connosco!

Publicado por:

   Ana Neves
Sócia e Diretora Geral da Knowman, empresa de consultoria nas áreas de gestão de conhecimento, comunidades de prática, ferramentas sociais e participação cívica digital. É uma das organizadoras do evento Cidadania 2.0 e a pessoa responsável pela plataforma Cidadania 2.0.

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0? Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?

Envie-nos um email

Newsletter

Mensagem enviada mensalmente por email com novidades sobre o projeto Cidadania 2.0 e informação sobre novos projetos, entrevistas e artigos sobre a utilização da tecnologia para a democracia e para a defesa de direitos humanos e sociais.

SUBSCREVER

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo