Lisboa Devoluta
Mapeamento de edifícios devolutos em Lisboa feito pelos cidadãos que assinalam a localização do edifício no mapa e podem também partilhar informação sobre o mesmo na página que o projeto tem no Facebook.

Um edifício abandonado referenciado no mapa do Lisboa Devoluta

Um edifício abandonado referenciado na página Facebook do Lisboa Devoluta
4 Comentários
Vejo este projeto e não posso deixar de pensar no Geodevolutas e, até certo ponto, no Centro Histórico.
Pergunto-me se o impacto deste tipo de projetos não poderia ser muito maior se os esforços dos cidadãos que lhes dão corpo fossem concentrados num só espaço que mais facilmente pudesse ser “memorizado” pelos cidadãos e pelas entidades interessadas.
Acredito que ainda se vá a tempo 😉
Não posso deixar de dizer que o estudo feito e mencionado em cima estava para ser feito no geodevolutas, mas infelizmente não dava para adicionar imagens ao respectivo mapa, pelo que decidiu-se avançar para um mapa novo de consulta mais rápida e que pudesse ser rapidamente divulgado.
Bem sei que hoje o site do geodevolutas já tem essa funcionalidade (as fotos) mas não podíamos simplesmente deitar um trabalho já iniciado por terra para termos um trabalho em dobro.
Quanto a estudos oficiais, o ultimo que a CML publicou é de 2009, estamos em 2014 e não nos parece correcto dizer que esteja actualizado. por isso decidimos iniciar este levantamento.
Obrigado pelo seu comentário, Ricardo. É com este tipo de trocas que vêm à superfície o racional por trás de algumas decisões, algumas limitações e o potencial para melhor trabalho conjunto.
Acabei de encontrar um site que foi beber a um documento (PDF) datado de 2009 e disponibilizado pela Câmara Municipal de Lisboa para criar visualizações diversas dessa informação. Por exemplo este gráfico de barras que mostra a distribuição por tipo de proprietário.