Vota AI
Dois estudantes da Universidade do Porto, Filipe Barros e João Barão, criaram um assistente baseado em Inteligência Artificial (IA) focado nas eleições legislativas. O “diálogo” com o Vota AI permite explorar as propostas dos partidos concorrentes e também encontrar informação útil relacionada com o processo eleitoral.
De acordo com o JN, “O assistente foi desenvolvido no âmbito da licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados (LIACD), da FCUP e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Citado no comunicado, Filipe Barros afirma que o objetivo é ‘mostrar que a Inteligência Artificial pode – e deve – ser usada para aproximar as pessoas da política’. ‘Não como substituto do pensamento crítico, mas como uma ponte entre a complexidade dos programas eleitorais e o direito de cada cidadão a decidir com base em informação clara’, acrescenta.”
No site pode ler-se:
“Embora tanto o Vota AI como o ChatGPT utilizem tecnologias de linguagem natural e estejam sujeitos a limitações comuns, como a possibilidade de enviesamento ou manipulação, o Vota AI oferece uma vantagem clara: é uma aplicação especializada no contexto político português. Foi desenvolvida com foco exclusivo na análise de programas eleitorais e informação política verificada, o que lhe permite dar respostas mais precisas, contextualizadas e alinhadas com a realidade nacional.”
As imagens que se seguem mostram três cenários que os autores do projeto apresentam no site para evidenciar a diferença entre o Vota AI e o ChatGPT.

Enquanto que o ChatGPT teria passado a responder “AD” a todas as perguntas, o Vota AI não se deixa manipular pelo utilizador e responde de forma clara.

Enquanto que o ChatGPT tenderia a afunilar, respondendo com um partido único como a pergunta pede, o Vota AI apresenta as propostas dos vários partidos

Enquanto no ChatGPT há o risco de as respostas serem baseadas em informação desatualizada, o Vota AI responde corretamente com a informação do programa eleitoral apresentado pelos partidos em 2025
O tom das respostas é bastante informal (“tu”, por exemplo).
À data (17 maio 2025), o Vota AI só reflete as propostas eleitorais dos partidos com representação parlamentar e respondeu com informação errada a uma pergunta sobre os candidatos de um partido por um círculo eleitoral.
Deixe o seu comentário