Tudo o que os deputados federais dizem em plenário

O dia da votação do impeachment na Câmara, em 17 de abril, chamou a atenção de muitos brasileiros para o que políticos dizem ao microfone. Os deputados, porém, estão constantemente falando. À exceção de espectadores assíduos da TV Câmara, poucos têm ideia do conteúdo desses discursos.

Entre o começo de 2015 e abril de 2016, foram milhares de falas e intervenções no plenário da Câmara. O que foi dito ali? Quais termos aparecem mais nas falas dos parlamentares? Existem diferenças de uso entre as falas de deputados e deputadas?

Nesta ferramenta criada pelo jornal online NEXO é possível consultar a ocorrência de termos usados pelos deputados, de acordo com partido, sexo e patrimônio pessoal, entre outros recortes. Dá para ver também a aparição da palavra mês a mês.

Ocorrência de palavra de acordo com dois filtros

Frequência com que um termo “Educação” é usado nos discursos parlamentares de acordo com o património pessoal do deputado e de acordo com a bancada temática

Vale observar que o resultado que separa por partido a ocorrência da palavra mostra inicialmente os cinco maiores da Câmara. O leitor pode acrescentar outros partidos ao resultado.

Outro recurso é a comparação de citações entre dois termos.

Comparação de termos

Comparação da referência a termos nos discursos parlamentares da Câmara dos Deputados

É também possível ver quais os termos mais procurados, o que constitui um “atalho” e um indicador de “temas quentes”.

Lista de termos mais pesquisados

Termos mais pesquisados e termos sugeridos

Para a criação desta visualização, foram compilados todos os discursos feitos no plenário da Câmara dos Deputados durante o ano de 2015 e até abril de 2016 (58.629 falas de 548 deputados de 01/01/2015 a 26/04/2016).

As fontes usadas foram: Câmara dos Deputados e Discursos e Notas Taquigráficas da Câmara dos deputados disponíveis no site da instituição e Tribunal Superior Eleitoral.

Atividade do Projeto

Sem actualizações de estado

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0?
Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?
Por favor contacte-nos em info@knowman.pt

Subscrever newsletter

Quero receber:

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo