Coopérnico

A Coopérnico é a primeira cooperativa Portuguesa de energias renováveis e foi fundada em novembro de 2013 por um grupo de 16 cidadãos vindos de diferentes áreas profissionais e com diferentes backgrounds, mas que partilham uma preocupação comum: o desenvolvimento sustentável.

A nossa missão passa por envolver os cidadãos e empresas na criação de um novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente. Defendemos um modelo energético renovável, justo e responsável que contribua para um futuro social, ambiental e energeticamente sustentável.

Modelo de funcionamento da Coopérnico

Modelo de funcionamento da Coopérnico

Como funciona na prática?

  1. Criamos uma grande comunidade de cidadãos e empresas com vontade de contribuir para um novo modelo energético, social e empresarial;
  2. Aplicamos as nossas poupanças em investimentos em pequenos projetos de energias renováveis em que cada um pode ser dono da parte que que desejar;
  3. A eletricidade que produzimos é integrada na rede elétrica e é comercializada para abastecer famílias e negócios;
  4. Os nossos projetos geram benefícios económicos, com a venda da eletricidade produzida, e ambientais, com a produção de eletricidade limpa (sem emissões de dióxido de carbono e outros poluentes):
  5. Distribuímos os benefícios gerados entre a sociedade, os investidores e o meio ambiente

Já fizemos a instalação de quatro projetos e estamos de momento a lançar o quinto. Estes projetos foram integralmente financiados pelos nossos cooperantes e por alguns parceiros europeus, nomeadamente da http://www.rescoop.eu/. De assinalar também que vamos entrar em breve no mercado de comercialização de eletricidade.

Projetos apoiados pela Coopérnico

Alguns dos projetos já implementados através da Coopérnico

Somos atualmente 102 cooperantes, já investimos um total de 151 000€ e produzimos 60000.0 kWh. Com os projetos que temos em funcionamento e em fase de conclusão, poderemos vir a evitar a emissão de quase 200 toneladas de CO2 para a atmosfera.

Estamos estruturados, para além dos órgãos sociais, por Grupos de Trabalho (que variam por tema e enfoque) e por Núcleos Regionais (consoante a localização de cada cooperante).

Atividade do Projeto

Sem actualizações de estado

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0? Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?

Envie-nos um email

Newsletter

Mensagem enviada mensalmente por email com novidades sobre o projeto Cidadania 2.0 e informação sobre novos projetos, entrevistas e artigos sobre a utilização da tecnologia para a democracia e para a defesa de direitos humanos e sociais.

SUBSCREVER

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo