PegaBot

PegaBot é um projeto do Instituto do Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) e do Instituto Equidade & Tecnologia. Na plataforma, o usuário pode verificar a atividade de uma conta de rede social para saber a probabilidade do perfil ser bot.

Pegabot - página inicial

Na página inicial é colocado o perfil que se quer analisar

Bots, uma abreviação para robôs, são programas de computador criados para executar tarefas específicas. Os primeiros robôs não tinham intenções maliciosas, e ainda hoje existem os bons bots, que têm como propósito exigir prestação de contas de políticos, viralizar causas para a igualdade de gênero ou ajudar a organizar as (muitas) tarefas diárias de seus usuários. Mas no final da década de 1990, os bots começaram a desenvolver uma reputação negativa.

Alguns têm sido usados no envio de SPAMs por e-mail, no roubo de dados pessoais de usuários, em fraudes de cartão de crédito e em ataques de desinformação para manipulação da esfera pública. Esses bots têm como objetivo espalhar mentiras para influenciar narrativas, um fenômeno que desde 2014 vem ganhando escala global. E pior: eles estão por aí e quase ninguém sabe como funcionam, quem os desenvolve e por quem são financiados. Para ajudar a combater esse problema, lançamos o PegaBot, uma ferramenta que traz mais transparência para o uso dos bots no Brasil.

O PegaBot analisa o histórico de postagens do perfil da rede social que você pede para ser analisado. Neste momento o Pegabot se baseia em padrões de comportamento para identificar se é mais provável um humano que utilize aquele perfil, ou um robô.

Os critérios para fazer essa avaliação são o intervalo de tempo entre cada postagem (um intervalo pequeno entre cada postagem, 2 segundos por exemplo, podem indicar que a postagem foi feita por um robô); a frequência e a aleatoriedade no tempo em que as postagens são feitas (postagens feitas sempre no mesmo horário, às 10 horas da manhã, por exemplo, podem ter sido feitas por um robô); e a pessoalidade dada aos textos postados (textos repetidos ou extraídos de outras publicações, pré-formatados, são um indicativo de ele ter sido feito por um robô). Com base na média geral das postagens do perfil, o PegaBot dá uma nota, que indica a probabilidade daquele perfil ser ou não um robô.

Quanto maior a nota, maior a probabilidade de a conta ser um bot.

Pegabot - página de resultado

O PegaBot analisa a atividade do perfil indicado e indica a probabilidade de se tratar de um bot

Por enquanto, a plataforma é integrada ao Twitter. Em breve haverá suporte a outras mídias sociais.

 

Atividade do Projeto

Sem actualizações de estado

Deixe o seu comentário

Contactos

Tem questões sobre o Projeto Cidadania 2.0? Tem sugestões? Quer ser nosso parceiro?

Envie-nos um email

Newsletter

Mensagem enviada mensalmente por email com novidades sobre o projeto Cidadania 2.0 e informação sobre novos projetos, entrevistas e artigos sobre a utilização da tecnologia para a democracia e para a defesa de direitos humanos e sociais.

SUBSCREVER

Apoios

Logo da Samsys

Regressar ao cimo


Notice: Undefined variable: font_family in /home/cidadania20/public_html/wp-content/plugins/gdpr-cookie-compliance/moove-modules.php on line 282